quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sonho de Caminhoneiro - Publicado em 05/12/2012 Rodovia Brasil Caminhoneiro

Acredito que o sonho de ser dono de seu caminhão começou com o primeiro motorista contratado para dirigir profissionalmente.
Desde então, a busca pelo seu próprio caminhão permanece nos corações dos motoristas profissionais, que imaginam que desta forma, terão uma substancial melhora em suas vidas. Mas será que esta melhora ainda é verdade?
Os últimos cinco anos mudaram radicalmente o cenário do transporte rodoviário de cargas no Brasil.
Os motoristas profissionais evoluíram e alcançaram salários inimagináveis até então. Esta evolução exigiu também que os profissionais se atualizassem e cada vez mais os veículos são dotados de tecnologia embarcada.
Normalmente os autônomos não conseguem acompanhar este processo de evolução, tanto no
que diz respeito ao desenvolvimento profissional, como na aquisição de veículos atualizados.
Vamos fazer uma análise fria e entender as vantagens e desvantagens de ser motorista  autônomo ou empregado.
Liberdade, o grande sonho do homem, sempre foi a principal razão de ser autônomo. O motorista poderia ir para onde ele bem entendia, bastava procurar uma carga para o local desejado, carregar e seguir viagem.
O empregado não tinha e ainda não tem esta liberdade, seu patrão ainda determina seu destino.
Hoje, muita coisa mudou. A liberdade dos autônomos de outrora foi substituída por baixos fretes, pedágios caros e não pagos pelos embarcadores, falta de infraestrutura, diesel com preço estratosférico, impossibilidade de trocar seu veículo por um mais atual, chapas desonestos, agenciadores de cargas e tantas outras dificuldades que existem na beira das estradas.
Como empregado, você garante carteira assinada, que representa uma velhice tranquila, salário previsível no final do mês, benefícios diversos como treinamento, convênio médico, cesta básica, vale refeição, jornada de trabalho com horário conforme prevê a legislação, aposentadoria, seguro desemprego, possibilidade de compras parceladas em função de ter renda comprovada e ainda férias remuneradas.
O motorista empregado tem ainda algumas vantagens, ele não precisa se preocupar se existem pedágios no trajeto, com o preço do diesel, com um pneu que estourou, com o preço
do frete e com a manutenção do veículo.
Já o autônomo soma ainda a todas as preocupações acima, se vai ou não receber um frete, se conseguirá carga de retorno, se o veículo sofrerá algum dano na viagem, se o agenciador mentiu sobre peso ou destino e tantas outras coisas que tornam a vida do autônomo mais difícil, inclusive, se o dinheiro dará para pagar a prestação.
Entendo que a vida de empregado não é fácil, as cobranças acompanharam o aumento dos salários, mas, entendo que a vida do autônomo mudou radicalmente para pior de dez anos para cá, e ainda deverá piorar.
Entendo ainda que haverá uma grande migração de autônomos querendo virar empregados, ou seja, a história seguirá na direção inversa, é esperar para ver.

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