domingo, 16 de fevereiro de 2014

Olha o final do ano batendo de novo em nossas portas - Publicado em 07/01/2013 Transpo on Line

no calendário, não consigo acreditar que estamos entrando na reta final para a chegada de 2.013.
Novembro representa um marco, um marco que determina se você conseguiu ou não cumprir aquilo que determinou fazer. Se não fez antes de novembro, não fará mais neste ano.
Da mesma forma funciona o Transporte Rodoviário de Cargas, se o fim de ano foi cuidadosamente planejado antes de novembro, ótimo, se não, esqueça, você terá problemas.
Tradicionalmente, o varejo começa a compor seus estoques para atender o movimento de dezembro, ainda em outubro, tendo novembro como pico.
Esta composição exige um número maior de caminhões para atender o incremento de venda do Natal, e o varejo, para não perder venda, fortalece fortemente o estoque.
Na Economia Tradicional, quando a demanda aumenta e a disponibilidade de serviço não acompanha, o preço acompanha o aumento.
Podemos esperar então, majoração nos custos dos serviços relativos ao TRC, em um ano que foi muito difícil para o setor.
Mudanças como a exigência de nova motorização, Diesel S50, Lei 12.619, fim da Carta Frete e obrigatoriedade de emissão de CT-e causaram impacto nos custos dos transportadores, e que acabaram não sendo repassados para os clientes em virtude do receio do transportador perde-los.
Como a venda de veículos novos ainda não decolou, espera-se que faltem caminhões, então, será a vez dos transportadores fortalecerem o caixa.
Posso até ser considerado pessimista para uns e otimista para outros, mas prevejo um final de ano difícil para o embarcador e bom para o transportador.
É como cantou certa vez Bob Marley, “Time Will Tell”.

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