domingo, 16 de fevereiro de 2014

E-commerce, transporte rentável, porém, altamente especializado - Publicado em 29/06/2012 em Transpo on Line

Muitas vezes, sou abordado por profissionais que trabalham em empresas de
transporte que se dedicam às entregas urbanas, e que, para aumentarem seu
faturamento, querem abocanhar parte do volume vendido pelas empresas de ecommerce.
Muitas delas criaram expertise entregando produtos de grande porte vendidos pelo
varejo, é o chamado porta a porta.
Outras, entregando produtos acabados em pequenos varejos.
A resposta que dou é sempre a mesma:
Vocês estão prontos para o desafio?
O e-commerce cresce mais do que a economia brasileira. Em 2001, o faturamento
chegou a R$540.000.000,00. Em 2011, R$18.700.000.000,00, ou seja, crescimento
superior a 34 vezes. Algum setor no Brasil apresentou um crescimento tão grande em
tão pouco tempo?
Quando um transportador resolve entrar neste mercado, precisa levar em
consideração uma série de fatores.
A primeira consideração é, trabalhar com produtos de grande porte ou de pequeno?
Nem pense em misturar os dois em um único veículo, não daria certo de forma
alguma.
As entregas são completamente diferentes. Um refrigerador necessita de grande
espaço no veículo, ajudantes e tempo. Muitas vezes, existem obstáculos a transpor
como, escadas, corredores estreitos, limitações de descarga em condomínios e outros.
Também a fragilidade dos produtos merece atenção especial, qualquer vacilo, ocorre
uma avaria e perda do produto. É comum os consumidores exigirem que o produto
entregue seja desembalado no ato, o que exige ainda mais tempo do entregador. 40
entregas em um dia é um número bastante expressivo.
As entregas de produtos de pequeno porte, até 30 kgs, tem uma visão completamente
diferente. Velocidade e volume são as palavras chaves.
Este é o chamado transporte fracionado de alta capilaridade.
As maiores transportadoras do setor, os ditos couriers, foram vendidas a grandes
grupos. Isso fez com que o poder de investimento crescesse muito, e nesse setor,
investimento é primordial.
Sistemas eficientes, que roteirizam as entregas possibilitando que os veículos
percorram trajetos curtos e concluam um grande número delas, e o gerenciamento de
informações real time, são essenciais, e permitem que os preços permaneçam baixos.
Ter grande volume de entregas também. Para isso, é necessário ter preço agressivo e
acesso aos principais players do mercado.
Normalmente, o próprio sistema do embarcador analisa o preço de cada transportador
para o volume e o destino em questão, escolhe o melhor, e automaticamente
direciona a entrega ao transportador escolhido, enviando ainda a solicitação de coleta
eletrônica.
O grande volume possibilita que o transportador concentre um grande número de
entregas em uma área geograficamente pequena. Os veículos fazem mais entregas e
andam menos, tornando-os mais eficientes.
Os volumes de entregas sofrem grandes variações. Em alguns momentos, ocorre uma
baixa momentânea, em outros, aumentos acima de 300%, e o transportador precisa
estar pronto para isso.
O motorista trabalha sozinho, e é comum um veículo fazer 200 entregas em um dia.
A troca eletrônica de informações entre o transportador e o embarcador é obrigatória,
e necessita que seja feita em real time. Esta necessidade exige que os entregadores
estejam munidos de equipamentos que a atendam. Assim que a entrega for realizada,
as informações de hora de entrega e identificação do recebedor precisam chegar ao
servidor do embarcador. A mesma providência deve ser feita em caso de recusa, que
também deve informar o motivo.
Seja qual for a área que o transportador deseje abocanhar, produtos de grande ou de
pequeno porte, é necessária a preparação para atender a todas as necessidades.
Contratar pessoal que conheça a forma de operar estas necessidades, ter grande
volume de veículos à disposição, conviver com ampla variação de volume de carga,
dispor de tecnologia de informação adequada, manter uma área comercial forte, e
uma boa dose de coragem são imprescindíveis.
Resta-me fazer a clássica pergunta:
Vocês estão prontos para o desafio?

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