domingo, 16 de fevereiro de 2014

Depois de um certo tempo de atividade profissional... - Publicado em 29/04/2013 em Transpo on Line

Depois de um certo tempo de atividade profissional, você descobre que as pessoas se dividem em dois grandes grupos, as que entendem de TRC, Transporte Rodoviário de Cargas, e as que não entendem nada.
Descobre também que a quase totalidade de seus amigos são do primeiro grupo, e que os assuntos principais de suas conversas são o preço do Diesel, do frete, as condições das estradas, a falta de motoristas e por ai afora.
O Nextel passa a ser seu principal companheiro, e a insônia, uma grande amiga e muito presente em seu dia a dia, ou noite a noite.
Atende sem achar ruim, uma ligação no meio da madrugada, e muitas vezes, sai da cama para resolver uma situação complicada e urgente.
Passa a saber exatamente a distância entre Recife e São Paulo, entre Cuiabá e Goiânia, entre Fortaleza e Rio de Janeiro e tantas outras por este País afora, e mais, sabe o custo para percorrer cada trecho destas distâncias, seja com carreta ou com truck.
Sabe que São Sebastião da Amoreira é no Paraná, São João da Ponta é no Pará, São José do Divino é no Piauí, São Marcos é no Rio Grande do Sul e São Mateus é no Espírito Santo, sabe quais as praças em que é fácil conseguir carga de retorno, e em quais o retorno é difícil, sabe também que os fretes para as praças com retorno fácil serão mais baixos do que os fretes para as com retorno difícil.
Não se incomoda mais com a chuva, que insiste em cair em uma noite fria, enquanto você acompanha um transbordo de carga à beira de uma estrada, também não se incomoda mais com o Sol forte em um dia quente, que abrasa sua cabeça enquanto você aguarda o guincho que vai rebocar um veículo acidentado.
Descobre que coisas simples podem trazer imensas alegrias, um café passado no coador de pano, convite para o almoço saído de uma caixa cozinha, encontrar alguém querido que fazia tempo que você não via, e quando você está longe, receber uma ligação de casa falando que tudo está bem.
Percebe, que sua mulher já é capaz de falar o nome de uma transportadora somente olhando o caminhão de longe, sua filha, conhece a diferença entre um motor Euro 5 e um Euro 3, e seu filho, sabe de cor o preço de um pneu e de uma recapagem.
Sua pressão arterial é sempre alta, a sua comida predileta é arroz de carreteiro, seu perfume preferido é o Diesel e o barulho do freio motor é música para teus ouvidos.
Descobre que essa doença não tem cura, e que apesar de todas as dificuldades, você ama de paixão tudo isso e que está condenado para sempre a conviver com todas estas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário