domingo, 16 de fevereiro de 2014

É como aquele velho ditado... - Publicado em 31/07/2012 em Transpo on Line

É como aquele velho ditado: “Para fazer omelete, é preciso quebrar os ovos”.
Como profissional do setor e como cidadão estou acompanhado de perto o dia a dia da
greve dos caminhoneiros, como ficou popularmente conhecido o movimento que
iniciou no dia 25 de julho, dia de São Cristovão e um dos três dias dedicados a este
profissional.
Sempre tive absoluta certeza que os caminhoneiros, os caminhoneiros e mais
ninguém, teriam condições de parar o País e causar um verdadeiro pandemônio a
todos os habitantes, sejam eles pobres ou ricos, morem nas grandes ou nas pequenas
cidades, estejam eles no litoral ou no extremo oeste, sejam eles trabalhadores ou
desempregados.
Da mesma forma, sempre tive absoluta certeza de que o País nunca pararia em virtude
de uma greve geral dos caminhoneiros, mesmo levando em consideração que eles
transportam cerca de 65% de todas as riquezas do Brasil, e mais, se olharmos apenas
os produtos industrializados e de grande valor, certamente a representatividade passa
dos 90%.
Existem algumas razões para que eu tenha esta certeza. Em primeiro lugar, existe uma
grande divisão entre empresas de transporte de cargas e autônomos, uma espécie de
apartheid que só se mistura de forma colaborativa, e com expressiva vantagem para
um único lado.
Levando em consideração a atual frota do Brasil, 46,65% dos veículos estão nas mãos
dos autônomos, 52,48% nas mãos das empresas de transporte e menos de 0,01% com
as cooperativas.
Se levarmos em consideração ainda a remuneração obtida, pouquíssimos autônomos
conseguem auferir o mesmo valor por tonelada transportada por quilômetro do que
uma empresa de transporte de carga. O disparate é brutal, e chega mesmo a causar
incômodo em quem conhece a diferença.
Grande parte das cargas destinadas aos autônomos são oriundas de empresas de
transporte de carga, que, ou não têm interesse em colocar seu veículo em uma
determinada rota, ou, na ponta do lápis, chegou a conclusão que fica mais barato
pagar ao autônomo.
Todas as cargas consideradas “osso” são destinadas aos agregados das grandes
transportadoras, e em pouquíssimas ocasiões, para os veículos próprios. Não consegui
levantar dados de quantos veículos com registro de TAC se prestam a esta condição,
porém, posso acreditar que sejam muitos. Estes não irão parar em uma greve ou
qualquer outra movimentação por terem medo de perder a sua condição de agregado,
já que a condição exige lealdade.
Se os agregados não pararão, imagine então os veículos da frota. Estes sim
transportam as cargas que propiciam retorno financeiro vantajoso e em estradas com
boas condições.
Restam então os autônomos ou TAC que não são agregados.
Estes poderiam parar, mas, será que eles conseguem?
Durante muitos anos, a atividade de transportador autônomo de cargas era uma
atividade para poucos. Bravos homens cortavam um Brasil pouco desenvolvido, na
maior parte das vezes por estradas de chão batido, e só podiam contar com eles
mesmos. Era uma classe unida, mais ou menos da mesma forma que são hoje os
motoboys...
Se um caminhão quebrava no meio do caminho, o socorro era certo, e sempre vinha
de um caminhoneiro.
Hoje a situação é completamente diferente. O velho companheirismo não existe mais.
A disputa está cada vez mais acirrada, e por isso mesmo, a greve não terá sucesso.
Quando alguns pararem, outros aproveitarão, pois sobrarão menos veículos em
atividade, o que significará mais carga.
Hoje, um TAC não consegue subsistir parado durante 15 dias, portanto, não parará, ou,
se parar, voltará logo a atividade, pois ficará sem dinheiro até para comer.
Enquanto a classe não estiver unida e pronta para enfrentar dias difíceis, não
prosperará, e tampouco alcançará qualquer vantagem.
Para fazer omelete, é preciso quebrar os ovos...

Um comentário:

  1. TIGER TIN HOLDINGS - Titanium Ring posts
    The TIGER is titanium a conductor TIN microtouch trimmer HOLDINGS offer black titanium rings TIGER Ring fans with everquest titanium two easy to get ring rings to play, as well as an unbeatable rocket league titanium white octane design with all the tools and

    ResponderExcluir