domingo, 16 de fevereiro de 2014

Veículos potentes e sofisticados, vale a pena o investimento? - Publicado em 25/05/2012 Transpo on Line

No meio da década de 1970, um adolescente sonhava em ter uma Scania LK 141, um
Mercedes-Benz 1924A ou um Fiat 190. Caminhões tops na época.
Suas potências variavam entre 375 cvs para o LK 141, o top da época, e 270 cvs para o Fiat 190.
Ofereciam como itens de conforto, além de um ou dois leitos, ventilação forçada com duas
velocidades e nada mais.
Hoje, o adolescente que virou um profissional do transporte, pode sonhar com uma Scania
R620, um Mercedes-Benz Actros 2646 e um Iveco Stralis NR 460, substitutos naturais dos
caminhões top antigos, e que são acompanhados por marcas e modelos que não faziam parte
da realidade de 1.976.
Suas potências foram quase que foram dobradas. A maior potência disponível hoje esta
representada pela Scania, com 620 cvs. Os itens de conforto chegaram a algo que não poderia
sonhar o adolescente da década de 1970.
Imagino que um empresário possa pensar: “Para que eu vou investir tanto dinheiro em algo
que não me trará benefícios?”.
Bem, vamos entender e dividir as necessidades e verificar que não é bem assim:
A escalada das potências
As montadoras anunciam e vendem potência. Os empresários compram potência. Os
motoristas aproveitam o torque.
As duas grandezas normalmente andam juntas, porém, são completamente diferentes.
Torque é a capacidade de um motor gerar movimento. O Torque é quem faz um caminhão
arrancar morro acima com carga máxima. É quem faz com que o motorista tenha prazer ao
dirigir tendo respostas imediatas quando pisa no acelerador.
Potência é a capacidade de um motor manter o movimento. É quem faz com que você
mantenha um veículo na velocidade de cruzeiro independente do relevo. É quem propicia
economia de combustível.
Torque nunca é levado em consideração, mas é ele que faz do caminhão uma máquina
rentável.
Itens de conforto e proteção
Podemos dividir os itens embarcados em um moderno veículo de transporte como: Itens de
conforto, itens de segurança passiva e itens de segurança ativa.
Os itens de conforto incluem, ar condicionado, direção servo assistida, câmbio automatizado,
espaço para descanso com leito, bancos em couro, piloto automático, e outras mordomias que
não são oferecidas nem mesmo em automóveis de luxo.
Qualquer ser humano que trabalha descansado é mais produtivo, vive com menos estresse,
não se envolve em acidentes, é mais feliz, e não vai procurar emprego no concorrente.
Itens de segurança ativa ajudam a um veículo não se envolver em acidentes. Freios ABS,
sistema ESP, faróis em Xenon, bafômetro para liberação de partida, bloqueio de deslocamento
para partida em rampa, sistema de orientação de faixa de rolagem, e sistema de manutenção
de distância.
Itens de segurança passiva ajudam a manter os ocupantes vivos no caso de acidente. Cintos de
segurança de três pontos com pré tensionadores, air bags, coluna de direção deformável,
cabine com zonas deformáveis e gaiola de proteção.
Quando um motorista trabalha satisfeito, se envolve menos em acidentes. Um veículo mais
seguro se traduz em prêmio de seguro mais barato, e com maior rentabilidade. Maior torque
significa tempos de deslocamentos menores. Maior potência se traduz em menor consumo.
Além de todas as vantagens acima, também devemos considerar o maior valor de revenda no
momento da troca.
Parece que o investimento vale a pena.

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