domingo, 16 de fevereiro de 2014

Privatizações das estradas, um bem ou um mal? - Publicado em 09/10/2012 Rodovia Brasil Caminhoneiro

Sempre que me encontro com um grupo de caminhoneiros, a pergunta que faço é se eles são contra ou a favor das privatizações das estradas e consequente cobrança de pedágio, que invariavelmente as acompanham.
As respostas que eu recebo sempre seguem o mesmo modelo. Os autônomos são contra em sua maioria e os empregados, em sua totalidade, são a favor. Não é difícil entender esta diferença de opiniões,
uma vez que os empregados não pagam pedágio e os autônomos sim. As privatizações de rodovias começaram de forma tímida ainda nos anos 1990, no então governo Fernando Collor, e continuaram nos governos seguintes.
Obrigatoriamente, as privatizações deveriam trazer melhorias significativas nas estradas no que diz respeito aos serviços oferecidos (guincho, ambulância e socorro médico, telefones de emergência e pontos de apoio), e às condições do piso, presença de acostamento, desenho de curvas e estado da sinalização.
Atualmente, 40 mil pessoas perdem a vida todos os anos em acidentes nas estradas brasileiras. Grande parte são profissionais do volante vitimados pela má conservação das rodovias.
Famílias choram seus entes queridos que, na maioria das vezes, ficam desamparadas. O Brasil gasta mais de R$ 7 bilhões com esses acidentes, o que vale dizer que todos nós perdemos.
O Estado não tem dinheiro, tempo e interesse em cuidar das estradas, apesar do Brasil ser altamente dependente delas, daí as privatizações.
Entregar a quem tem condições, interesse e dinheiro para cuidar e manter um patrimônio público.

Conheça agora as piores estrada do Brasil
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1º BR-452: Itumbiara - Rio Verde
2º PI-140: Floriano - Divisa PI/BA
3º BR-116: Pacajus - Divisa CE/PE
4º BR-235: Trevo de Pau-a-Pique - Remanso-divisa BA/PI
5º BA-052: Xique-Xique - Trevo de Tapiramutá
6º BR-174: Presidente Figueiredo - Caracaraí
7º BR-349: Sta. Maria da Vitória - Bom Jesus da Lapa
8º BR-030/BA-262: Caetité – Brumado - Vitória da Conquista
9º BR-230: Carolina - Balsas
10º BR-265: Trevo da BR-383: Lavras - S. Sebastião da Vitória

As melhores estradas são administradas por concessionárias que cobram pedágio, e todas as piores estão sob a administração do Estado, sem cobrança de pedágio.
Fica fácil, então, entender os benefícios trazidos pelas privatizações e pelos pedágios: estradas em boas condições o que significa dizer que os pneus e suspensão do veículo durarão mais, o trajeto será feito com mais segurança, o consumo do caminhão melhorará, e o tempo de viagem diminuirá.
Caso haja necessidade, equipes de socorro estarão à disposição 24 horas por dia. Ainda restam os que criticam os valores dos pedágios...
De acordo com a lei 10.209, o valor do pedágio deve ser pago pelo embarcador. Se você caminhoneiro aceita algo diferente disso, você está contribuindo para que o desrespeito pela Lei continue.
Na próxima viagem, lembre que o pedágio poderá salvar sua vida e fazer com que você chegue mais cedo em sua casa, e ainda por cima, com seu caminhão inteiro.

Um comentário:

  1. Sou a favor, pois faço valer a lei, pedágio por conta do embarcador.
    Só precisamos rever o IPVA.

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