sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A necessária renovação da frota - Publicado em 02/05/2012 em Transpo on Line

Em um Brasil imaginário, Raimundo Nonato recebe finalmente a aprovação do crédito que
solicitou para a troca de seu velho companheiro, um Mercedes-Benz 1516 com 26 anos de uso.
O 1516, carinhosamente apelidado de “vermelhão”, ajudou Raimundo a formar um filho
advogado e uma filha psicóloga. Ajudou ainda a compra de uma casa em Guarulhos.
O velho companheiro será sucateado, e tudo o que for possível será reciclado. De forma
responsável, lubrificantes, bateria e tudo o que for contaminante terá o destino adequado.
Os juros são subsidiados e a primeira prestação só vencerá após 180 dias da entrega do
veículo.
Resta agora a Raimundo escolher seu novo companheiro, já equipado com motorização Euro V
e estalando de novo. Esta não será uma tarefa fácil, Hoje, sete montadoras oferecem opções
de semipesados.
A Ford oferece o Cargo 2429, caminhão trucado com um engenho Cummins ISB de 290 cvs e
câmbio Eaton. Oferece a opção de cabine leito.
A International aparece com o DuraStar 260 6x2, com cabine convencional. Equipado com
motor MWM International MaxxForce, conta com 274 cvs e câmbio Eaton. Não existe
disponibilidade para opção de cabine leito.
A Iveco, por sua vez, oferece o modelo Tector 240E28 trucado de fábrica, equipado com motor
Iveco NF6SD, com 279 cvs. Câmbio Eaton de seis marchas faz parte do pacote.Cabine leito e
teto alto estão disponíveis como opcionais.
Dentre as opções disponíveis pela Mercedes-Benz, vale ressaltar o Atego 2429 6x2 com opção
de cabine leito e teto alto. O motor é o Mercedes-Benz OM 926, com 286 cvs, e é acoplado a
um câmbio MB G 131. Também apresenta o Atron 2324 com cabine convencional e sem opção
de leito. O motor também é o OM926, porém, com 238 cvs e câmbio MB G85.
Scania P310 6x2 é o representante da montadora sueca . Equipado com motor DC9, e câmbio
GR801, conta com cabine leito. É o mais potente de todos.
A Volkswagen aparece com o Constellation 24.280 trucado, substituto natural do caminhão
mais vendido no Brasil. Equipado com motor MAN D08 com 275 cvs e câmbio ZF, conta com
cabine leito e teto alto.
Finalmente a Volvo aparece com o VM270 6x2. Equipado com motor MWM International
7B220 e câmbio Eaton, conta ainda com cabine leito.
Qualquer caminhão que o fictício Raimundo pudesse escolher, sem dúvida contribuiria para a
melhora do transporte rodoviário de cargas em muitos aspectos.
Atualmente, de acordo com a ANTT, cerca de 380.000 veículos desta categoria estão nas mãos
dos autônomos, e a idade média é de 22,7 anos.
A baixa remuneração impede a troca destes veículos de uma maneira satisfatória, e não existe
ainda o necessário sucateamento dos veículos velhos e a correta destinação das partes.
Quando os veículos antigos saem de circulação, melhoramos a qualidade do ar, pois, motores
modernos são mais eficientes, diminuímos os números de acidentes, veículos novos são mais
seguros e estão com a manutenção em dia. Contribuímos para a melhora dos rendimentos dos
donos, os embarcadores preferem veículos mais novos, os tempos de viagem diminuem,
possibilitando que os veículos façam mais viagens uma vez que são mais potentes.
Para os grandes transportadores, a substituição dos veículos é algo planejado. Para os médios,
é algo necessário. Para os pequenos e autônomos, é algo impensável.
Que bom seria se o imaginário Brasil fosse real!!!!!!!

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