domingo, 16 de fevereiro de 2014

Barreiras à inclusão do Brasil. Pode o Brasil superar sua antiquada rede de transporte e logística para se transformar numa figura chave na cadeia de suprimentos internacional do Canadá - Publicado em 27/03/2013 em Transpo on Line

conheço é a Canadian Transportation & Logistics, que é publicada desde 1898 em Toronto, Canadá.
Na edição de março de 2013, a matéria de capa da revista é a seguinte: “Brazil Bound - Can Brazil rise above its creaky transportation and logistics networks to become a key figure of Canada’s international supply chains”? Que quer dizer o seguinte em uma tradução livre: "Barreiras à inclusão do Brasil – Pode o Brasil superar sua antiquada rede de transporte e logística para se transformar numa figura chave na cadeia de suprimentos internacional do Canadá?"
Antes mesmo de ler a reportagem, me lembrei de várias notícias e artigos que li sobre o mesmo assunto, nossa frágil e antiquada rede de transportes e logística, e até mesmo textos que escrevi falando sobre o tema.
Que estamos décadas atrasados não é novidade para ninguém, a grande novidade foi o teor da reportagem que li.
Com a atual situação da Europa, a América do Sul passa a ser um continente de grande importância para o Canadá, muito mais para comprar do que para vender produtos.
Como destaques do Brasil, a reportagem cita a liderança do continente sul-americano e que detém a 6ª maior economia do globo, a 5ª população e o 5º maior território.
Também destaca o anúncio de investimentos na casa de US$66 bilhões feito pela Presidente Dilma Roussef, que disponibilizarão mais 10.000 kms de trilhos e 7.500 kms de rodovias, aumentando ainda a capacidade dos Aeroportos, Portos e Hidrovias.
Outro ponto importante é a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, que trarão ainda mais investimentos.
Como pontos de necessidade de melhora, estão o Sistema de transporte antiquado, a infraestrutura dos Portos, as altas taxas e impostos, e nosso Sistema Alfandegário.
Após a chegada ao Brasil, as mercadorias são transportadas por um sistema de transporte ineficiente e antiquado. Devido a pobre infraestrutura, os Portos são lentos e tem altos custos, chegando a ser o dobro dos praticados na Europa. As taxas são altas e a demora na liberação das mercadorias incidem ainda mais custos.
Mesmo assim, o Brasil é visto como o País das oportunidades, porém, é preciso conhecer os detalhes.
São inúmeros impostos e taxas, lugares distantes e de difícil acesso e burocracia excessiva, mas em compensação, vasto território, abundância de recursos naturais e agricultura forte, pecuária, suinocultura, avicultura e silvicultura desenvolvidas.
A reportagem termina citando a política da caipirinha para o sucesso dos negócios no Brasil, e os ingredientes são:
Açúcar, que representa o doce, ou os fartos recursos naturais brasileiros, a cachaça, que representa o “coice”, ou as margens de lucro, o gelo, representando água, ou a população de quase 200 milhões e finalmente o limão, azedo, representando as leis, custos, burocracia, impostos, regulamentos e tantos outros entraves, mas quando juntos, se transformam em algo absolutamente agradável.
Minha única dúvida é: Como será que os canadenses estão vendo o cancelamento da compra de milhares de toneladas de soja pelos chineses em função de atrasos nos portos?
Mais uma vez, o tempo responderá.

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