sábado, 25 de janeiro de 2014

2013 o ano de ouro do TRC - Publicado em 20/12/2012 em Transpo on Line

Enquanto me preparo para os tradicionais quilos a mais em função do excesso de comidas e bebidas do final do ano, fico pensando em como será 2013, e quais os impactos que o ano trará para o TRC.
Como 2012 foi um ano de poucas vendas para as montadoras em função da obrigatoriedade dos motores padrão Euro 5 e consequente uso do Diesel S50 e Arla32, o que acarretou aumento nos preços dos insumos, e também em função da desconfiança natural dos empresários em relação à disponibilidade destes insumos em pontos mais afastados do País, acredito que parte, veja bem, parte das vendas perdidas, será recuperada em 2013.
Entendo que levando em consideração a proximidade da Copa do Mundo, o que elevará consideravelmente o nível dos investimentos no Brasil, antes do fim do primeiro semestre faltará caminhões para atender a demanda.
Grande parte da responsabilidade pelo “apagão” que viveremos no transporte será do poder público.
Não quero ser repetitivo, mas devo lembrar que os autônomos são proprietários de mais de 830.000 veículos com idade média superior a 15 anos. Destes, mais de 400.000 contam com idade média superior a 22 anos, o que é um absurdo total e completo.
Se somente a metade destes 400.000 veículos fossem substituídos por novos, comprometeria a produção do ano de 2013 inteiro.
Os juros subsidiados não passam nem perto de quem mais precisa, que são vistos como de altíssimo risco pelos credores, portanto, não dignos de receber quaisquer financiamentos.
As empresas aproveitam a baixa dos juros e renovam a frota, e os veículos que não as interessam mais, vão parar nas mãos dos autônomos.
Consigo concluir então que a renovação de frota não irá ocorrer da forma que deveria, e esta é uma das causas da recuperação apenas parcial das vendas de veículos novos e do apagão que certamente virá.
Não sou vidente e muito menos futurólogo, mas também não sou tolo. Imagino que 2013 será o melhor ano em toda a história do TRC para as empresas que souberem aproveitar o momento. Imagino também que as montadoras também viverão um ano muito especial, com direito a Fenatran no final de outubro. A mesma pujança acontecerá com os profissionais do TRC que estiverem preparados, incluindo motoristas e pessoal operacional dos terminais.
Os autônomos mais uma vez terão um ano difícil, muitos ficarão pelo caminho e deixarão o setor, outros tantos virarão empregados, e a grande massa, apesar das dificuldades, continuará cruzando nossas estradas e tentando sobreviver.
Daqui exatos 365, espero estar me preparando novamente para a comilança que certamente virá, e então, saberei se o que imaginei terá ou não acontecido.
Um grande ano a todos.

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